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sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Exercícios com Chico Bento

Eis mais duas questões com o Chico Bento: As respostas, segundo o gabarito, são E e B. As questões fazem parte do Concurso Público do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, em 2006

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Chico Bento no. 7, Editora Globo

Chico Bento no. 7 - Editora Globo - abril de 1987 - 36 páginas. O mistério da casa roubada: Chico acorda em sua cama, mas sem sua casa. O que terá acontecido? O paquerador: Chico tenta chamar a atenção das meninas com o assobio, mas nem sempre funciona. A lenda da feia criança branca: Papa-Capim conta a lenda de Jaci se tornou a lua. Roubar goiaba já era?: Zé da Roça ensina Chico a pedir as goiabas do Nhô Lau, mas e a graça de roubá-las? As faladoras: Em seu caminho para o trabalho na roça, Chico encontra duas meninas que falam pelos cotovelos. O chefe: Chico é confundido com um chefe de quadrilha. Confusão na certa. Mais uma tira com o Chico.

domingo, 24 de outubro de 2010

Tiras do Chico Bento

Tira dos anos 70:

Textos sobre o Chico Bento

Texto: CHICO BENTO: A REPRESENTAÇÃO DO CAIPIRA NOS DESENHOS ANIMADOS, de Franciele Bento - UEM-PR. Resumo: O presente texto é resultado parcial de pesquisas que envolvem a relação entre mídia e educação escolar, especialmente sobre o Cinema de Animação, um artefato midiático consumido por crianças, tornadas alunos. Os objetivos deste estudo são inventariar e analisar o processo de criação e difusão da personagem Chico Bento, bem como refletir sobre os aspectos ideológicos e educacionais presentes nos desenhos animados produzidos pela Maurício de Sousa Produções. Os filmes animados “Chico no shopping” e “Na roça é diferente” se configuram como fonte do estudo em questão. O referencial teórico-metodológico que subsidia este trabalho destaca teóricos que ampliaram as possibilidades de estudos e envolvem as categorias históricas do conceito de “caipira” veiculado pela mídia, de Cultura Escolar e de Educação do Olhar. Dentre os resultados obtidos, encontra-se uma caracterização estereotipada dos espaços urbano e rural, evidenciando uma distinção exagerada entre ambos. Não obstante, Chico Bento representa uma determinada cultura pouco conhecida pelas crianças do meio urbano, o que pode acarretar a elas uma ideia errônea a respeito das comunidades rurais. Considera-se que a escola é o lugar de desmitificação dos modelos apresentados pela mídia, no entanto, ela pode reforçá-los, por exemplo, se utilizar um desenho animado elencado por Chico Bento para retratar a vida e o homem do campo. Com base no exposto, nas considerações finais, aborda-se o papel dos profissionais da educação nesse contexto, os quais, acredita-se, precisam de uma educação do olhar, que pode possibilitar ao professor desconstruir os diversos aspectos imersos nas nuances dos desenhos animados, permitindo, desse modo, a realização de uma prática pedagógica enriquecida com o uso de recursos midiáticos/imagéticos de forma sensata e coerente. Até porque, não se descaracteriza os aspectos educacionais imersos nos desenhos animados, que contribuem para a sensibilização de temas geradores e para a construção da criatividade. Download: http://www.mediafire.com/?3arpyk0y5031qpw