Pesquisar este blog

sábado, 31 de julho de 2010

A LINGUAGEM DO CHICO BENTO

Nem sempre o Chico Bento falou como caipira. Veja uma tira do meado dos anos 70, em que sua fala se aproxima mais do português formal: Tira retirada de As Melhores Piadas da Mônica e Sua Turma, no. 11, publicada pela Editora Abril em janeiro de 1978.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

O PRIMEIRO ALMANAQUE DO CHICO BENTO

Antes de ganhar uma revista regular, Chico Bento teve um só seu. Em dezembro de 1981, a Editora Abril lançou a primeira edição do Almanaque do Chico Bento, que duraria sete edições. O primeiro número republicou 21 histórias personagem que tinham sido lançadas nas revistas da Mônica e do Cebolinha, além de uma matéria sobre ele. As 100 páginas da edição apresentam algumas curiosidades: a linguagem do Chico Bento é mais próxima do português formal que a linguagem dos gibis atuais, e a família dele não aparece (exceto o Zé Lelé).

quinta-feira, 29 de julho de 2010

A Segunda Série do Chico Bento

Em janeiro de 1987, Chico Bento passa a ser publicado pela Editora Globo, numa série que duraria 467 edições, até dezembro de 2006. Inicialmente uma publicação quinzenal, em março de 2003, na edição 422, passa a ser mensal com 68 páginas.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

A PRIMEIRA TIRA DO CHICO BENTO

Chico Bento apareceu pela primeira vez em uma tira de Hiro e Zezinho (hoje conhecido como Zé da Roça) em 1963, como coadjuvante. Com o passar dos anos, evoluiu e hoje tem até revista própria.

A PRIMEIRA REVISTA REGULAR DO CHICO BENTO

Em agosto de 1982, a Editora Abril lançava nas bancas a primeira revista regular do Chico Bento. A série teve 114 edições. A primeira história desta edição 1 foi importante por estabelecer o universo do personagem daí em diante: a família, os amigos, o local das histórias... Antes não havia essa definição; às vezes o Chico Bento aparecia morando sozinho, a linguagem era diferente e assim por diante.