Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Polêmica com o Chico Bento

Em 2009, uma polêmica envolveu a reprodução de uma tira do Chico Bento. A revista Viva, patrocinada pela Secretaria de Educação da Bahia e distribuída aos professores da rede pública, foi impressa com uma tira em que Chico Bento fala um palavrão. A tira ilustrava um texto sobre o programa Letramento Prazer: Chico Bento em ação do Colégio Estadual Professora Felicidade de Jesus, em Jacobina/BA.60 mil exemplares foram impressos. Após a distribuição de 10 mil exemplares, o palavrão foi descoberto. Para evitar uma reimpressão, os outros 50 mil tiveram um carimbo colocado sobre o palavrão. Contudo, a notícia causou muito rebuliço. Alguns sites de notícia chegaram a informar que os Secretário Estadual de Educação, Adeum Sauer, foi afastado por conta do problema. A tira tinha sido retirada de um site, mas como não houve revisão, não foi detectado que tratava-se de uma tira adulterada. Veja abaixo a tira original produzida pela Maurício de Sousa Produções e a adulterada: Ou seja, copiar sem ler pode dar problema.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Almanaque do Chico Bento no. 4, Editora Abril

Em novembro de 1984, a Editora Abril publicou o quarto Almanaque do Chico Bento: O almanaque contou com 19 histórias, uma tira colorida no final e um caderno de piadas. As histórias eram reedições, publicadas anteriormente em Cebolinha e Mônica. A seção de piadas, em preto e branco, merece destaque. É muito divertida. 84 páginas de muita comédia, diferente da versão pedagógica atual.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Personagens da Turma do Chico Bento

Rosinha Namorada do Chico Bento, Rosinha é uma menina que usa um vestido típico e maria chiquinhas. Também fala o caipirês. Ela e Chico vivem um amor platônico, planejando um casamento futuro. Apesar disso, de vez em quando, ela se aborrece com a preguiça dele.
As sonecas do Chico são motivo de discussão do casalzinho.
Considerada uma das meninas mais bonitas de Vila Abobrinha, Rosinha tem muitos pretendentes. Entre eles, Genesinho, filho de um dos fazendeiros ricos da região. Vira e mexe, Chico Bento tem que reconquistar o amor de Rosinha. Rosinha é uma típica mocinha: romântica, sonhadora e tímida, com umas pitadas de ciúme que faz com que ela tenha discussões com o Chico Bento. Contudo, o amor fala mais alto e logo eles fazem as pazes.
A timidez de Chico e Rosinha é sempre um empecilho para o namoro.

domingo, 29 de agosto de 2010

As Melhores Piadas do Chico Bento no. 4, Editora Abril

Dentro da série de Melhores Piadas organizadas nos anos 80 em torno da Turma da Mônica, Chico Bento foi o astro da edição 4, em outubro de 1985: A edição teve 84 páginas, contabilizando 79 piadas (uma por página) publicadas anteriormente em jornais. Todas hilárias. Vale a leitura.