Pesquisar este blog

sábado, 7 de agosto de 2010

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Textos sobre o Chico Bento

O artigo O processo educacional nas histórias de Chico Bento: Representações sobre educação no universo rural brasileiro, de Cintia Weber Biazi y Joao Batista Martins (Universidade Estadual de Londrina) fala da educação vista nos quadrinhos do Chico Bento. Resumo: Tendo como ponto de partir o enfoque dos Estudos Culturais, este trabalho procurou identificar e compreender as representações que são veiculadas acerca do processo educacional nas histórias de Chico Bento - um personagem das histórias em quadrinhos do Brasil. Trata-se de um personagem criado por Maurício de Sousa que vive na zona rural brasileira. O percurso do trabalho incluiu uma etnografia das revistas do personagem Chico Bento, caracterizando o universo rural em que vive, enfocando as práticas educacionais, especialmente suas experiências escolares. A partir da delimitação desse universo foi possível analisar de que as formas como os criadores do Chico Bento articulam a relação o conhecimento científico x conhecimento popular, enfatizando o papel da professora Dona Marocas e suas práticas pedagógicas. Para fazer o download do texto: http://www.mediafire.com/?zsuj171i9xmx9aa

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Chico Bento no. 2 da Editora Globo

Em fevereiro de 1987 foi publicado o segundo número da série do Chico Bento pela Editora Globo: O simpático caipira aparece 5 histórias e uma tira. Na primeira, O Grande Trabalhador, a Rosinha imagina o futuro do namorado como um empresário bem-sucedido, mas não gosta do que vê. Na segunda, O Solitário do Cinema, Chico não consegue arrumar alguém para ir com ele ao cinema. No final, descobrimos o porquê. Na terceira, Imitando, Chico e Zé Lelé se divertem imitando os animais. Na quarta história, A Coruja que Veio Depois da Janta, o menino e sua namorada procuram um jeito de namorar escondido do pai dela, mas, é claro, isso acaba em confusão. Na última história, Xitão Tem Salvação?, Chico procura salvar um cavalo com a pata quebrada. Tem ainda uma história do Bidu, É Fogo!!!, em que o cachorrinho azul se vê às voltas com um incêndio em sua casinha. A edição teve 36 páginas.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Exercícios com Chico Bento

Além de várias pesquisas acadêmicas, Chico Bento também aparece em muitos exercícios escolares. Veja a questão abaixo utilizada no Enem de 2009: A resposta certa é a A. Segundo o gabarito, a questão foi preparada para verificar a habilidade do estudante em reconhecer as marcas das variedades linguísticas.

domingo, 1 de agosto de 2010

A TERCEIRA SÉRIE DO CHICO BENTO

Em janeiro de 2007, a Panini lançou a terceira série regular do Chico Bento, seguindo o padrão mensal, com 68 páginas. E lá se vão quase quatro anos e mais de quarenta números. Como o tempo passa rápido.