Pesquisar este blog

sábado, 28 de agosto de 2010

Textos sobre Chico Bento

Em 2006, Franciele Aline Parrilla concluiu seu mestrado na Faculdade de Ciência e Letras de Assis (UESP), com a dissertação CHICO BENTO, UM CAIPIRA DO CAMPO OU DA CIDADE? A representação do espaço rural e urbano e de seus habitantes na revista em quadrinhos do Chico Bento (1982-2000) Resumo: O objetivo da presente dissertação é realizar uma leitura crítica e sistematizada da revista em quadrinhos intitulada Chico Bento – nome da personagem criada por Maurício de Sousa – entre os anos de 1982 e 2000, a fim de analisar as representações elaboradas acerca do campo e da cidade e de seus habitantes. Do mesmo modo, pretende-se investigar de que maneira tais imagens dialogam com outras representações já cristalizadas acerca desses espaços. Para ler o texto completo: http://www.mediafire.com/?w3r31zcdvnxss2b

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Chico Bento no. 04 - Editora Abril

Uma história Policial Caipira: dois bandidos da cidade fogem para o campo e acabam sendo presos pelo Chico. Papa-Capim (sem título): Cafuné e Papa-Capim se disfarçam de onça para afastar dois caçadores. Na Hora do Almoço: enquanto Bidu vai almoçar, Manfredo e Bugu tentam tomar conta da história. Um Perigo de Pescaria: Chico fazendo duas coisas que gosta: dormir e pescar. Uma Turminha Difícil de Lidar: Anjinho explica a outro anjo como é difícil cuidar da Turma da Mônica. E uma tira final com o Chico na escola. 36 páginas. Outubro de 1982.

domingo, 22 de agosto de 2010

Personagens da Turma do Chico Bento

Vamos falar dos personagens da Turma do Chico Bento. E para começar, o personagem principal. Criado em 1963 por Maurício de Sousa, Chico Bento é um caipira com idade de 7 anos (nos quadrinhos, isso é eterno). Suas características físicas são: usa chapéu de palha e calça azul quadriculada, tem o dente da frente saliente, anda descalço. Suas características psicológicas são: bom filho, trabalhador, doido por goiabas e por pescar, avesso aos estudos, falante do caipirês, amante da natureza. Sim, é um personagem idealizado e politicamente correto, mas capaz de traquinagens comuns aos meninos de sua idade: roubar goiabas do Nhô Lau, pregar peças nos outros, desobedecer os pais, colar na escola, viver aventuras na mata, por exemplo. Sua personalidade foi moldada com o passar do tempo. A linguagem, inicialmente, era o português formal, depois passou para o dialeto caipira. Até o início da década de 90, ele caçava na mata, mas com a adoção do perfil de amante da natureza ele não caça mais; nos primeiros anos, a escola não era respeitada pelo Chico. Ele detestava estudar, colava e aprontava bagunça. Hoje ele respeita a professora, se esforça para aprender e se comportar. O amor da vida do Chico Bento é a Rosinha. Os dois se amam e fazem planos para terem uma família no futuro.
O amor do Chico pelos pais é uma das bases de seu caráter.
As histórias do Chico Bento têm vários temas: escola, amigos, natureza, confronto entre cidade e campo, namoro, causos e histórias folclóricas, pescarias. De vez em quando , há histórias em outras vertentes, como o Chico sendo confundido com outra pessoa ou visitas de extraterrestes.As histórias servem para alguma mensagem educativa no final ou para produzir humor.
O amor do Chico pela escola... bem... não é lá essas coisas.
Chico fazendo duas coisas que ele gosta: pescar e dormir.