Pesquisar este blog

sábado, 21 de agosto de 2010

Almanaque do Chico Bento no. 1, Editora Globo

Sete meses depois de começar a publicar a revista do Chico Bento, a Editora Globo iniciou a publicação do Almanaque do Chico Bento. A editora republicou 17 histórias do caipirinha, mais uma tira no final. As aventuras e confusões dele aparecem em histórias envolvendo a cidade grande, os animais da fazenda, a fé, caçadas, índios, a escola... enfim, diversão garantida. 84 páginas. Julho de 1987.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Chico Bento no. 4 da Editora Globo

Edição 4 do Chico Bento pela Editora Globo: Criou Fama, Deite na Cama: Chico Bento é perseguido pela fama de roubar goiaba do Nhô Lau. Sujeito Ingrato: entes sobrenaturais aparecem no caminho do Chico Bento para... oferecer fogo. História Pastelão: Bidu tenta uma história nos moldes do cinema de humor escrachado, mas isso pode ser dolorido. O Livro da Preguiça: a leitura pode dar sono ao Chico Bento. O Tesouro: Chico acha um baú de tesouro, só que abri-lo não é nada fácil. Nascimento: vários animais dão cria nos arredores do sítio do pai de Chico. Publicada em março de 1987.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Textos sobre o Chico Bento

Um artigo acadêmico intitulado História em Quadrinhos: em Evidência o Personagem Chico Bento, de autoria de Susete Maria Ramos Cortez Oliveira e Rosemari Fagá Viégas, da Universidade São Marcos (São Paulo). Resumo: O presente artigo estabelece concepções entre a linguagem escrita e a linguagem visual: as histórias em quadrinhos. Expõe particularidades do personagem Chico Bento, como sendo um representante do indivíduo habitante do campo. Um representante do universo rural, mas de maneira inteligente, onde vive as tradições, o folclore, com inocência e simplicidade. Neste sentido, as histórias em quadrinhos de Chico Bento resgatam do passado (da tradição) os valores morais para a contemporaneidade como uma alegoria do passado ao personificar valores culturais do homem do campo expostos sobre personagens inocentes dentro da linguagem visual e escrita pelo grupo de amostras pesquisado. Para ler o texto completo:http://www.mediafire.com/?y3yjm4virbr5wyx

domingo, 15 de agosto de 2010

Almanaque do Chico Bento no. 3

O Almanaque do Chico Bento no. 3, pela Editora Abril, saiu em dezembro de 1983: Cem páginas de 18 histórias publicadas originalmente nas revistas da Mônica e do Cebolinha. Diferente da onda atual de histórias com alguma lição, aqui as histórias são cômicas. A meu ver, a melhor é "Duas Onças Caipiras", em que o Chico e o Zé Lelé caem numa armadilha noturna e confundem um ao outro com uma onça. Hilária. Destaque também para antigas versões do primo e da mãe do Chico, e do Nhô Lau.